MIS PRO

Organizado pelo Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento Rio de Janeiro – (IAB-RJ) e promovido pela Secretaria de Estado da Cultura do Rio de Janeiro, o concurso faz parte de um plano em desenvolvimento para tornar o Museu da Imagem e do Som (MIS) referência internacional sobre a cultura brasileira. O MIS Pro será um espaço de gestão e armazenamento de acervo, e também ponto de atração cultural com exposições e eventos na cidade. Numa escala urbana, pretende-se criar um equipamento catalisador e colaborador da efervescência artística e cultural do bairro da Lapa. Através da valorização da memória local e da memória guardada em si, a proposta do novo museu reforçará sua vocação e papel de protagonismo cultural na cidade.

 

Neste contexto, é premissa que o novo MIS Pro seja um espaço permeável, aberto à Lapa e à cidade, e que proporcione e incentive essa troca constante - inerente e fundamental a qualquer museu. Esta dinâmica reforçará seu caráter convergente, agregador, mas, sobretudo, acessível e popular.  

 

O acesso ao edifício acontece através de uma praça coberta, logo que se passa a fachada principal, um acesso concebido como espaço intermediário, espontâneo e flexível, que funcionalmente distribui os fluxos e ritmos do programa. Nesta praça, o pé-direito triplo é permeado pela estrutura metálica que compõe a circulação vertical de acesso dos visitantes (ao tempo que serve de estrutura das paredes laterais existentes), que oferece a possibilidade contemplativa de exposições e da paisagem da Lapa (e da cidade) desde a fachada principal do museu.  

 

O acesso técnico, que é restrito, acontecerá de maneira curta e direta, no nível térreo (que terá recuperada a iluminação e ventilação natural que originalmente talvez possuía), não interferindo no fluxo de visitação, e levando aos fundos do lote, onde está localizado o anexo de tratamento e guarda do acervo, que continua a sequência de blocos interligados por passarelas da edificação tombada existente.

Concurso nacional

Organização: IAB-RJ

Projeto de arquitetura

Aiana Comelli, Eglon Moura, Fernando Delgado, Isabela Canêdo, Lucas Cyrino e Marcelo Fernández

Localização

Rua Visconde de Maranguape, 15, Lapa. Rio de Janeiro-RJ 

 

Data

2014

 

Área construída

4.965m²

 

Área total

1.207m²