FAMEHSP - FACULDADE DE MEDICINA HOSPITAL SÃO PAULO DE MURIAÉ

O rápido crescimento que a cidade de Muriaé experimentou nas últimas décadas demandou a construção de uma série de empreendimentos nas áreas de educação e saúde. Dentro desta trajetória, surge do Hospital São Paulo de Muriaé a iniciativa de criar uma faculdade de medicina associada ao hospital, em uma área pertencente aos terrenos de sua propriedade.

 

A área determinada para a construção, localizada numa área elevada da cidade, possui um formato aproximado de triângulo e declive moderado no sentido descendente sul-norte, ao qual os blocos se adaptam. O lado norte do triângulo limita com uma área de mata protegida e os outros dois lados com ruas. Na interseção das ruas, e vértice do terreno, foi proposta a entrada ao edifício, gerando uma praça de acesso cujo piso se mantém em cota contínua até as coberturas dos blocos de aulas e laboratórios, que são um mirante com o café, com vista para o vale da cidade.

 

Ao entrar no edifício, uma rampa transversal distribui o acesso vertical para os blocos inferiores (aulas/laboratórios) e o bloco superior (institucional/biblioteca).

Projeto de arquitetura

Fernando Delgado, Isabela Canêdo e Nilo Campos

Estrutura

Luiz Alberto Miranda

Localização

Muriaé-MG

Data início

2016

Área construída

11.300 m² 

Área total

11.800 m²

Estado

Estudo, concluído